Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Quem somos

Jovens que evangelizam jovens

Conhecer o Cristo Jovem, um Cristo que vive nos dias de hoje, nas zonas urbanas, presente também nas redes sociais e nas novas tecnologias… fazendo uso das palavras do Papa Paulo VI, “a Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja!”… este é o desafio que move qualquer Encontrista.

Encontrista é o nome dado aos jovens do Movimento Encontros de Jovens Shalom porque foi dessa forma que tudo começou: Angola nos anos 60 e o, na altura, jovem seminarista Luís Carlos decidiu realizar ‘encontros’ para levar Cristo e Paz ao coração e à vida dos jovens marcados pela Guerra Colonial. Daí à criação de um movimento foi um pequeno passo e também a esse ideal de paz se deve a escolha da palavra hebraica ‘Shalom’, que significa, entre muitas outras coisas, PAZ.

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial, estes jovens viram-se obrigados a partir, mas não quiseram deixar morrer este sonho Shalom. Então, com Jesus Cristo no coração e o lema ‘Evangelização do jovem pelo jovem’ a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente deste Movimento em Portugal e no Brasil, com o centro da sua acção nas paróquias com a animação de eucaristias e orações comunitárias, na formação de outros jovens, na catequese, no fundo, colocando-se ao serviço, mas levando também o testemunho Cristão para fora das paredes das igrejas, para os sítios onde os jovens se encontram no seu dia-a-dia.

Tudo começa a ter o seu lugar, em muitos lugares…

» A nossa história

Educação Libertadora

A maneira de trabalhar do MEJ Shalom baseia-se na Educação Libertadora, sintetizada na dinâmica de Acção-Reflexão-Acção, isto é, um agir comprometido e transformador da realidade e do sujeito da acção. Assim, desde as reuniões aos cursos e encontros, o MEJ Shalom trabalha com as pessoas, partindo da realidade e iluminando-a com a Palavra de Deus, para se fazerem opções concretas de acção, com técnicas que proporcionam a participação activa de todos, sendo os próprios jovens os sujeitos do seu processo.

A espiral

O símbolo do Processo do Movimento é a espiral. Uma espiral que sai da terra, da realidade, e tende para o infinito, onde Cristo Ressuscitado é o ponto culminante. Todos quantos integram este Processo acrescentam um pouco de si… É uma espiral construída com sonhos, com todas as cores, com gente rica e gente pobre, gente do campo e gente da cidade, mas todos, cada um à sua maneira, procurando dar o melhor de si para que outros tenham vida em plenitude.

Outras informações úteis

Lema: A Evangelização do Jovem pelo Jovem

Onde estão:

O MEJ Shalom está presente em Portugal (Angra do Heroísmo, Braga, Castelo Branco, Lisboa, e Santarém) e no Brasil. A Comunidade Shalom está em Portugal (Oeiras e Braga) e no Brasil (Fortaleza e Belo Horizonte).

Quando reúnem: As reuniões são decididas em cada grupo consoante a disponibilidade dos seus membros.