Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

FAQs


O Movimento Encontros de Jovens Shalom é um Movimento católico de âmbito nacional que trabalha na área da formação humano-cristã da juventude.

» Sabe mais



Shalom é uma palavra hebraica que geralmente é traduzida como paz, mas que significa também amor, presença de Deus. Também pode significar “a paz esteja convosco”.


O MEJ Shalom está presente em várias dioceses do país: Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Portalegre e Castelo Branco, Lisboa, Setúbal e Angra do Heroísmo.

» Sabe mais



As reuniões são decididas em cada grupo consoante a disponibilidade dos seus membros.


O Processo do MEJ Shalom é uma forma de descobrir Cristo, o primeiro passo que tens de fazer é dirigires-te à tua paróquia e falares com o teu pároco. Ele saber-te-á indicar quais as respostas que a Igreja tem para ti. Podes também descobrir um grupo do Movimento Shalom perto de ti. Se tiveres alguma dúvida contacta-nos.

» Contacta-nos



Fala com o teu pároco e juntos convoquem uma reunião de motivação com outros jovens. Entra em contacto connosco para que possamos explicar o nosso processo de Evangelização e possamos enviar outros jovens, porque Cristo é testemunho.

» Contacta-nos



Encontrista é o nome dado aos jovens do MEJ Shalom porque foi dessa forma que tudo começou: com pequenos encontros em Angola nos anos 60.


O Process do MEJ Shalom assenta na Educação Libertadora e parte da própria realidade dos jovens para a poder transformar. Propomos uma formação contínua dos Encontristas com uma média de um curso por semestre. O Processo encontra-se organizado em três etapas: Pré-Encontro, Encontro Inicial e Pós-Encontro.

» Sabe mais



A espiral é o símbolo do Processo do Movimento. Uma espiral que sai da terra, da realidade, e tende para o infinito, onde Cristo Ressuscitado é o ponto culminante. Todos quantos integram este Processo acrescentam um pouco de si… É uma espiral construída com sonhos, com todas as cores, com gente rica e gente pobre, gente do campo e gente da cidade, mas todos, cada um à sua maneira, procurando dar o melhor de si para que outros tenham vida em plenitude.


A Educação Libertadora é a maneira de trabalhar do MEJ Shalom sintetizada na dinâmica de Acção-Reflexão-Acção. Assim, desde as reuniões aos cursos e encontros, o MEJ Shalom trabalha com as pessoas, partindo da realidade e iluminando-a com a Palavra de Deus, para se fazerem opções concretas de acção, com técnicas que proporcionam a participação activa de todos, sendo os próprios jovens os sujeitos do seu processo.


Acção – Reflexão – Acção transforma-se num agir comprometido e transformador da realidade e do sujeito da acção. Todas as actividades, reuniões e cursos (Acção – Reflexão – Acção) do Movimento são avaliadas (Acção – Reflexão – Acção) para que gerem novas actividades (Acção – Reflexão – Acção), onde o ciclo se inicia de novo.


A vocação é algo que tem caído em desuso. A Igreja propõe várias formas de vocação, desde a consagrada até à laical. Se estás interessado em descobrir a tua vocação e a Missão de Deus para ti o primeiro passo que tens de fazer é dirigires-te à tua paróquia e falares com o teu pároco. Ele saber-te-á indicar quais as respostas que a Igreja tem para ti. Podes também fazer o processo de vocação que o MEJ Shalom tem para ti.

» Contacta-nos



O Eneagrama é uma forma de crescimento pessoal, proporcionando a sua auto-descoberta da sua personalidade e uma aceitação da personalidade dos outros.

» Sabe mais