Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Construindo o Presépio – Semana 4

16 Dez Geral | Comments
Construindo o Presépio – Semana 4

Semana 4 – Pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo

Monição:

Estamos a aproximar-nos do grande momento que é o nascimento de Jesus, o Menino que veio para Salvar a Humanidade.
Na quarta semana do Advento é-nos dada a conhecer a visão de José, marido de Maria e que Deus escolheu como pai terreno de Jesus. Vamos também nós ouvir as palavras que o Anjo lhe dirigiu e reflectir sobre elas, bem como sobre a prontidão com que José as aceitou na sua vida.

(Colocar Maria e José no presépio)

Leitura: Mt 1, 18-24

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
“O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.”

Palavra da salvação.

Comentário:

O Evangelho deste Domingo apresenta-nos José como um exemplo de humildade e disponibilidade para acolher a vontade Deus.
Ao perceber que Maria estava grávida, José reage na sua condição humana. Contudo, deixou que Deus lhe falasse e abriu o coração à missão que lhe confiou. Missão essa que pedia uma participação tão activa quanto importante no projecto de Deus para a humanidade, afinal iria ser o pai do Messias. E José, um carpinteiro, aceitou ser uma ferramenta nas mãos do Pai.
Tal como José, cada um de nós vai sendo chamado por Deus. Também de nós se espera uma participação activa e importante na construção do Reino, bastando para isso aceitar, dizer Sim. Como fez José. Como fez Maria.

O Advento é um tempo propício para reflectirmos sobre o nosso próprio caminho, sobre a nossa utilidade enquanto ferramentas nas mãos de Deus, tendo a Sagrada Família como exemplo e testemunho do Seu amor.

  •  “Será chamado ‘Emanuel’, que significa: ‘Deus connosco’. Sinto Deus na minha vida? Crio espaços para que Ele esteja realmente comigo?
  • Consigo perceber qual a missão que Deus me confia? Estou disponível para a aceitar?

O Advento é também tempo para olharmos para os desafios a que somos chamados enquanto MEJShalom. Têm sido 50 anos de testemunho e evangelização de muitos jovens que nos nossos gestos e palavras reconhecem a alegria de ser Filho de Deus. Mas há sempre mais a fazer…

  •  Qual a importância que o meu grupo ou o Movimento têm na concretização do plano de Deus para mim?
  • E enquanto Movimento, temos estado disponíveis para seguir a vontade Deus? Que desafios temos pela frente?

Cântico:

Deixa Deus entrar

Pai-nosso
São João
Acção:

Esta semana escolhe uma acção, uma proposta concreta em que possas pôr-te ao Serviço (no SP, na Missa, na comunidade, alguma actividade…). Individualmente ou em grupo, deixa que Deus te ajude a traçar um plano e concretiza-o. Aceita esse desafio com a alegria e humildade com que Maria e José aceitaram o Menino nas suas vidas e faz-te instrumento nas mãos de Deus.

PDF:  construindo-o-presepio-semana-4a

 

 

construindo_o_presepio