Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Construindo o Presépio – Semana 3

09 Dez Geral | Comments
Construindo o Presépio – Semana 3

Semana 3 – Apresenta-te ao Menino

Monição:

Nesta terceira semana do advento somos convidados a olhar para mais longe, a colocar o nosso olhar no horizonte. Uma caravana simbolizada (segundo a tradição) por três homens de raças diferentes atravessa o deserto, guiada por uma estrela, em busca de um recém-nascido. É uma aventura estranha e misteriosa: Vamos deixar-nos envolver por ela. Vamos, nós próprios, integrar essa comitiva para captarmos as motivações destas pessoas tão diferentes, mas com um mesmo objetivo.(Colocar os Reis Magos no presépio)

Leitura: Mt 11, 2-11

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
“Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?». Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».”
Palavra da salvação.

Comentário:

O Evangelho deste Domingo apresenta-nos sinais de esperança, uma esperança que nos enche o coração de alegria e que nos ajuda a preparar o caminho para acolher Aquele que há-de vir. O Advento é um tempo de espera, uma espera que nos leva a ir ao Seu encontro.

Também os Reis Magos foram ao encontro de Jesus e se alegraram ao chegar junto Dele. Mesmo chegando um pouco mais tarde, são figuras importantes no presépio, dada a sua procura, demanda, esforço e adoração ao Menino Jesus. A estrela guiou-os ao lugar certo.

O encontro com Jesus proporciona sempre alegria… Já parámos para pensar nisso? Já fizemos essa experiência? Procura fazer memória de alguns momentos em que tenhas percebido e sentido a alegria do encontro com o Senhor.

O Evangelho que lemos apresenta-nos a salvação, e também os magos eram pessoas que queriam ver a salvação que os libertaria de todos os males e opressões. No Oriente uma luz nova chamou a sua atenção e imediatamente se puseram a caminho… Ao longo destes 50 anos o MEJSh tem ajudado muitos jovens a prepararem e a mostrar o caminho. Muitas são as encruzilhadas e os atrasos, mas certamente as dádivas serão muitas…

  • Que sinais percebemos na nossa vida da presença de Jesus? Como o adoramos?
  • De forma tenho preparado o caminho neste advento para a chegada do Menino?
  • Pondo-te no lugar dos Reis Magos, que gostavas de mostrar ao Menino destes 50 anos decaminho do MEJSh? E da tua própria vivência no MEJSh?

Cântico:

Não adores nunca ninguém mais que a Deus…

Pai-nosso
São João
Acção:

Diante daquele recém-nascido os magos realizam um rito que era próprio daquela época e que indicava a submissão a alguém poderoso: prostraram-se, renderam-lhe homenagem, ofereceram os presentes que se ofereciam nessa altura no oriente… Ao oferecerem os seus presentes, aqueles homens manifestam a sua disponibilidade para o projeto daquele Menino. Em troca, o Menino faz-se presente na vida deles.
Dar um presente significa marcar presença na vida daquela pessoa… comprometer-me com aquela pessoa… o compromisso, o fazer-se presente, muda a vida de quem dá… muda a vida de quem recebe. Une as vidas… gera compromisso… gera comunhão… muda os rumos…
Esta semana faz-te presente na vida de alguém, recorda alguém com quem não falas/estás há algum tempo. Procura saber como está, que desafios enfrenta neste momento, disponibiliza-te para estar com essa pessoa e tem essa pessoa presente nas tuas orações.

PDF: construindo-o-presepio-semana-3a

construindo_o_presepio