Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Construindo o Presépio – Semana 1

25 Nov Geral | Comments
Construindo o Presépio – Semana 1

Semana 1 – Vigiai, para que estejais preparados

Cântico Monição:

Vamos iniciar a nossa caminhada de Advento. Vamos preparar o espaço, abrir o nosso coração, e deixar que a Palavra de Deus se faça presente em nós. Vamos preparar a gruta que vai receber o Menino… Vamos preparar a nossa vida para O receber. (Coloca-se a gruta com a estrela)

Leitura: Mt 24, 37-44

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.” Palavra da salvação.

Comentário:

O Evangelho deste Domingo chama a atenção para a atitude fundamental do cristão, que tanto faltou a muitos dos homens de antes de Cristo: a vigilância, própria de quem está à espera para acolher. “Porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem”. Não podemos estar à espera da vinda do Filho do Homem com dia e hora marcados, ou como um acontecimento extraordinário, digno da abertura dos telejornais mais sensacionalistas! Deus faz-se presente na grandeza da estrela que surge no céu anunciando o Menino, mas faz-se também presente na pobreza e humildade da gruta que serviu para Deus nascer no meio dos Homens. Deus vem à nossa vida em cada momento, faz-se presente nas alturas mais importantes e nos acontecimentos mais marcantes, mas também na simplicidade do dia a dia. Vigiar é estar atento, é perceber Deus em nós e naqueles com quem nos cruzamos todos os dias, é viver com a certeza de que Ele já chegou à nossa vida e que veio para ficar desde que o queiramos receber. Para o Cristão, vigiar  não pode simplesmente ficar sentado à espera, correndo o risco de ficar adormecido, acomodado… Vigiar implica uma espera activa, própria de quem tem a certeza que Deus já está presente e que nos chama à acção transformadora todos os dias. Deus quer precisar de nós para se manifestar hoje, assim como quis precisar daquela gruta aparentemente simples e sem condições. É na nossa simplicidade que se revelam os Seus dons. Por isso precisamos preparar a gruta para o receber, retirar da nossa vida tudo o que não nos deixa estar atentos para descobrir o Seu Projecto de Amor. E ao receber Deus também cada um de nós se torna estrela, assumindo a missão de ser luz na vida do irmão. Ao longo destes 50 anos, o MEJSh tem sido também “estrela” para tantos jovens que quiseram assumir Deus nas suas vidas. Hoje o desafio continua a ser o mesmo: “Agora sois luz” Ao contemplar o início da construção do presépio, com a Gruta e a Estrela, olhemos para nós próprios, e numa atitude de vigilância, numa oração enraizada na realidade, preparemos a nossa vida para receber o Menino…

  •  O que preciso limpar da gruta para receber Deus?
  • Como posso ser Estrela, sinal da luz e da presença de Deus?

Cantar o refrão:

Onde reina o amor Fraterno amor Onde reina o amor Deus aí está!

Pai-nosso São João

Acção:

Vou dedicar 1 hora desta semana para aprofundar a minha relação com Deus através da oração. Esta semana vou estar vigilante e vou parar para me encontrar com Deus que vem ao meu encontro. Vou descobrir a Sua presença nos vários momentos da minha vida, nas várias pessoas que me rodeiam, nos desafios com que me deparo, em mim próprio… Vou preparar o espaço no meu coração para Deus nascer, um espaço simples e humilde como a gruta de Belém, um espaço de verdadeiro acolhimento à Sua presença transformadora. Vou perceber o que preciso deixar de lado e o que preciso valorizar, o que preciso pedir perdão e o que preciso perdoar.   PDF:construindo-o-presepio-semana-1aconstruindo_o_presepio